Além de apresentar diversos benefícios para a saúde, a meditação também pode ser uma grande aliada para quem busca maior foco e produtividade no trabalho
Saber organizar a rotina, definir metas e objetivos, manter o ambiente de trabalho arrumado, gerir bem o tempo, priorizar as tarefas… Se você já pesquisou na internet dicas de como aumentar a produtividade, aposto que encontrou um (ou vários) desses itens acima. Sim ou claro?
O que muita gente não conta é que existe uma outra técnica milenar que, além de fazer muito bem à nossa saúde, também pode ser uma grande parceira na busca por mais produtividade no ambiente corporativo: a meditação.
De acordo com estudos da Harvard Business Review, apenas 12 minutos diários da chamada meditação mindfulness (que nada mais é do que a prática de se concentrar completamente no presente) são suficientes para aumentar a nossa criatividade.
Vamos entender um pouco mais sobre isso?
A meditação mindfulness
Como falamos anteriormente, mindfulness é a técnica de se concentrar completamente no tempo presente. Isto é, as preocupações com o futuro e o passado cedem espaço a uma consciência avançada do momento atual. Isso inclui a percepção de sensações, sentimentos, e do próprio ambiente.
Em outras palavras: praticar o mindfulness é deixar um pouco de lado as distrações, sentimentos anteriores e preocupações futuras, para escutar, sentir, enxergar e viver plenamente a situação presente de forma intencional.
Ao que tudo indica, essa prática é derivada de uma meditação milenar chamada Vipassana. No entanto, a partir de 1979 o médico Jon Kabat-Zinn começou a utilizá-la como método terapêutico.
Ah, vale dizer que a meditação mindfulness é apenas uma entre centenas de técnicas de meditação que existem. Só pra citar algumas delas: meditação zen, meditação budista, meditação guiada, raja yoga, e por aí vai.
Tá, mas o que isso tem a ver com produtividade mesmo? Já vamos chegar lá!
Meditação e Criatividade
No livro Mindfulness for Creativity, o autor Danny Penman defende que a meditação mindfulness ajuda o ser humano a exercitar três habilidades essenciais para a resolução criativa de problemas. Vamos conferir cada uma dessas habilidades detalhadamente a seguir.
- Novas ideias
De acordo com os estudos de Penman, a meditação mindfulness ativa o chamado “pensamento divergente”. Ou seja, essa técnica permite que a nossa mente se abra para novas ideias. Isso faz com que em uma situação-problema, por exemplo, você consiga sair fora da caixa e pensar em soluções mais criativas e inovadoras.
- Atenção
A segunda das habilidades descritas por Danny Penman é a atenção. Para o autor, a meditação contribui muito para focarmos naquilo que realmente importa. Assim, melhorando a atenção, fica mais fácil registrar as novidades e utilizar novas ideias a nosso favor.
- Coragem
Por fim, a meditação mindfulness também estimula sentimentos de coragem e resiliência. Mas o que coragem e resiliência têm a ver com criatividade e produtividade? Ora, todo e qualquer processo de inovação passa por momentos de frustração, de fracasso, de adversidade. E se você e sua equipe não tiverem resiliência, são grandes as chances de pararem nos primeiros obstáculos, certo?
Outros benefícios da meditação
Bom, agora você já sabe que a meditação pode ser uma grande aliada para quem está buscando mais criatividade no dia a dia de trabalho. Mas esse é só um dos inúmeros benefícios que a prática pode trazer para você e para sua equipe. Vamos conferir mais algumas vantagens da meditação!
Redução de erros
Tudo bem, tudo bem… A gente sabe que, como diz o ditado, “errar faz parte”. Mas quem não gostaria de ser mais assertivo, principalmente quando estamos falando do ambiente corporativo?
Uma pesquisa da Michigan State University aponta que apenas uma sessão de meditação de 20 minutos por dia já é capaz de produzir mudanças em nossa atividade cerebral e auxiliar na redução de erros. De acordo com Jason Moser, um dos autores do estudo, a meditação melhora a capacidade do cérebro de detectar e prestar atenção aos erros.
Melhora no clima organizacional
Sabe aqueles dias em que todo mundo está bem, feliz e radiante no trabalho? Parece que a gente rende bem mais, não é mesmo? E isso é natural! De um modo geral, um bom clima organizacional e a satisfação dos colaboradores influencia diretamente em nossa produtividade. Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece disso.
A meditação estimula circuitos cerebrais que condicionam um comportamento mais altruísta. Isso, a longo prazo, tende a tornar as pessoas mais receptivas e empáticas, características fundamentais no mundo de trabalho atual. O resultado disso? Bem-estar dos funcionários e maior produtividade de todos.
Controle da ansiedade e do estresse
A ansiedade se tornou um problema mundial e tem afetado a vida de diversas pessoas nos dias de hoje. Por conta de suas técnicas de relaxamento e concentração, a meditação pode atuar na regulação de pensamentos acelerados, proporcionando bem-estar, calma e redução de estresse para os praticantes.
E, convenhamos, controlar o estresse e a ansiedade é fundamental não só no ambiente de trabalho, como também em nossa vida pessoal, certo?
Dica da Vida
É válido lembrar que qualquer pessoa, independentemente da idade, pode praticar a meditação. Mas para tirar o melhor proveito, é interessante seguir algumas recomendações básicas. O primeiro passo é encontrar um lugar tranquilo e reservado. Pode ser o seu quarto, um parque ou até mesmo uma sala vazia do escritório. O importante é que você se sinta confortável e livre para se conectar consigo mesmo.
Além disso, é essencial manter uma rotina de meditação. Se possível, reserve um horário do seu dia para a prática, já que assim o seu corpo e sua mente vão se acostumando mais facilmente.
E agora conta pra gente: como anda a cultura de saúde mental aí na sua empresa?
A Vidalink acaba de incluir o serviço de meditação em nosso app. Ao todo, são 9 conteúdos de meditação guiada e mais de 50 áudios para auxiliar você e a sua equipe de trabalho a explorarem essa prática. Legal, não é? Este novo serviço faz parte do VidalinkMind, uma solução completa para incentivar os cuidados com a saúde mental.
Com VidalinkMind os colaboradores têm acesso a:
- plataforma de terapia online;
- trilha digital de cuidados para potencializar adesão;
- subsídio ao tratamento medicamentoso, quando prescrito;
- apoio para driblar estigmas sobre saúde mental.
Conheça agora o Plano de Bem-Estar Vidalink e o VidalinkMind.
Postar um comentário