De um lado, temos as empresas buscando colaboradores que sejam ideais para suas equipes, alinhados com as expectativas e valores. De outro lado temos candidatos cada vez mais exigentes, buscando qualidade de vida e desenvolvimento.
Nesse cenário entra o conceito de Employer Branding para alinhar tudo isso e conquistar as pessoas. Então vem com a gente nesse artigo entender como ele impacta no jeito como você pode atrair e reter talentos. Boa leitura!
O que é Employer Branding?
Employer branding, na tradução literal, é a “marca do empregador”, ou seja, é a forma como uma empresa é percebida pelos seus colaboradores e também pelas pessoas que podem vir a se candidatar para trabalhar nela. De forma direta: é a reputação que ela possui no mercado de trabalho.
O objetivo deste conjunto de técnicas e ferramentas é contar a realidade de como é trabalhar na organização e, acima de tudo, atrair pessoas alinhadas aos valores e objetivos da empresa.
Qual é a importância do employer branding?
Uma estratégia de employer branding bem desenvolvida permite que as empresas se destaquem como espaços de trabalho desejáveis para as pessoas certas. Isso porque ao criar uma imagem autêntica e positiva da empresa, fica mais fácil atrair talentos qualificados que se identifiquem com os valores e o propósito da marca.
Além disso, o employer branding também desempenha um papel importante na retenção de talentos. Colaboradores satisfeitos e engajados são mais propensos a permanecer em uma empresa a longo prazo. Ao promover uma cultura organizacional positiva, que valoriza e cuida de seus colaboradores, as empresas podem criar um senso de pertencimento e lealdade, reduzindo o turnover.
E por fim, você já parou pra pensar que o employer branding também pode influenciar a lealdade e preferência do cliente? “No geral, colaboradores satisfeitos e engajados tendem a fornecer um melhor atendimento ao cliente, reforçando ainda mais a imagem positiva da empresa. Além disso, clientes em potencial podem se sentir mais inclinados a fazer negócios com uma empresa que é conhecida por cuidar de seus funcionários”, comenta Felipe Serrano, Head de Marketing da Vidalink.
Engaje com qualidade de vida
Bom, agora que você já entendeu a importância de trabalhar o employer branding na sua empresa, vamos olhar para alguns critérios que fazem toda a diferença para que um colaborador se sinta valorizado e tenha vontade de permanecer em uma organização.
Clima organizacional
“Um bom employer branding se reflete em um clima organizacional positivo. Isso significa criar um ambiente de trabalho inclusivo, com comunicação transparente, muito respeito e valorização da diversidade”, acrescenta Felipe. O cuidado com o clima organizacional contribui para a motivação, satisfação e desenvolvimento das pessoas, criando um senso de pertencimento e promovendo a colaboração entre as equipes.
“As iniciativas de employer branding também podem (e devem!) promover um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo, onde os funcionários se sintam valorizados e respeitados. Isso pode ser alcançado por meio da promoção de políticas de diversidade e inclusão, bem como pela criação de um ambiente de trabalho positivo, no qual todos os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões e ideias”, ressalta o Especialista em Employer Branding & Comunicação Interna da TIM Brasil, Lucas Bosco.
Bem-estar e qualidade de vida
Salários atrativos são importantes, mas não são tudo no mundo corporativo atual. Os colaboradores têm buscado empresas que valorizam o bem-estar e a qualidade de vida, proporcionando um ambiente saudável e equilibrado. “Uma das maneiras de promover o bem-estar corporativo é por meio de políticas e programas de saúde e bem-estar. Isso inclui oferecer benefícios como planos de saúde abrangentes, programas de promoção da saúde e incentivo à prática regular de exercícios físicos. Ao cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores, as empresas demonstram que valorizam o indivíduo como um todo, não apenas como um recurso produtivo”, afirma Lucas.
Desenvolvimento pessoal e profissional
O employer branding de uma empresa também está relacionado às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que ela oferece. Programas de treinamento, mentoria, coaching e planos de carreira demonstram que a organização valoriza o crescimento dos colaboradores. Ao investir no desenvolvimento de seus talentos internos, a empresa cria uma cultura de aprendizado contínuo, estimula o autodesenvolvimento e fortalece o vínculo entre os colaboradores e a organização.
“É importante criar um ambiente de trabalho que promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso pode ser feito por meio de práticas como horários flexíveis, trabalho remoto, políticas de licença e férias flexíveis, que permitem aos colaboradores se dedicarem às suas famílias, hobbies e interesses pessoais. Um ambiente que respeita e valoriza a vida fora do trabalho tende a ter colaboradores mais engajados, produtivos e satisfeitos”, finaliza Lucas Bosco.
Lucas Bosco é Especialista em Employer Branding & Comunicação Interna na TIM Brasil
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