É mais do que comum dizer que as empresas precisam de resultados que sejam traduzidos em lucro. Porém, olhar somente para isso, deixando de lado outros fatores importantes para a o sucesso do negócio, é um dos grandes erros das lideranças. Nesse sentido, começar a entender a relação entre bem-estar no trabalho e produtividade é fundamental. Isso porque uma equipe engajada e que se sente bem no local onde desempenha suas atividades profissionais vai, inevitavelmente, render bons frutos.
Importância da relação entre bem-estar no trabalho e produtividade
“O meio muda o homem”. Esta frase que remete a teorias de comunicação faz todo o sentido quando falamos em bem-estar e produtividade no trabalho. Trazendo a expressão para a realidade das empresas, é o clima organizacional que pode levar os colaboradores ao seu melhor, como também, desmotivá-los.
E essa relação entre bem-estar no trabalho e produtividade depende desde fatores físicos até psicológicos. Em um ambiente bem estruturado, que oferece suporte tanto material quanto humano, os funcionários se sentem motivados e engajados a entregarem o seu melhor à empresa que terá, por sua vez, muitos benefícios.
“Ambientes saudáveis favorecem o compartilhamento de ideias, o comprometimento com a organização e a fidelização dos talentos”, afirma Antônio Fernando Gomes Alves, gestor dos Cursos Superiores de Tecnologia e Recursos Humanos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Já o contrário, quando a companhia não cumpre com o seu papel de oferecer recursos adequados aos colaboradores, ocorre a baixa produtividade. “Ambientes insalubres ou com clima desfavorável perdem talentos e funcionários qualificados. A produtividade e a busca por resultado dependem de um trabalho em equipe e, portanto, clima de mal-estar, assédio moral ou mesmo de concorrência não favorecem a formação de grupos que buscam interação mútua”, explica.
Quais os benefícios de manter o bem-estar no trabalho?
Além do próprio aumento do bem-estar e da produtividade do colaborador, manter um clima organizacional fortalecido proporciona diversas vantagens, como as listadas a seguir:
- Aumento do índice de retenção;
- Diminuição de turnover;
- Aumento de vendas;
- Elevação do lucro;
- Diminuição de acidentes de trabalho;
- Melhora do clima organizacional;
- Redução de custos;
- Melhora da comunicação interna;
- Aumento da motivação dos colaboradores;
- Redução do presenteísmo;
- Aumento da qualidade de vida dos colaboradores;
- Melhora do relacionamento com clientes e fornecedores;
- Redução do estresse;
- Prevenção do Burnout.
Como conquistar e manter o bem-estar no trabalho?
Há diversas formas de uma companhia manter a relação entre bem-estar e produtividade constantemente equilibrada, desde que se leve sempre em conta os fatores internos e as possibilidades, tanto técnicas quanto orçamentárias da empresa.
Investir em equipamentos e no ambiente físico
Um ambiente físico bem estruturado é imprescindível para a boa produtividade. Esse quesito se encaixa em itens como:
- Cadeiras ergonômicas e confortáveis;
- Monitores de computador com tamanho adequado para facilitar a leitura;
- Computadores com bom desempenho e com programas/softwares adequados às atividades;
- Mesas ergonômicas e com espaço suficiente para o colaborador trabalhar;
- Salas com espaço para a circulação livre dos funcionários;
- Salas de reunião adequadas e com equipamentos em ordem;
- Iluminação adequada – tanto natural quanto artificial;
- Banheiros limpos.
Ter uma liderança humanizada
Uma liderança que sabe gerenciar sua equipe de maneira humanizada potencializa os seus resultados, estimulando o seu desenvolvimento. Nesse sentido, gestores e líderes precisam lidar de maneira mais próxima de cada colaborador e também do time como um todo.
“É preciso oferecer capacitação constante da liderança para que ela saiba lidar com a diversidade e os comportamentos humanos”, reforça Alves.
Fazer pesquisas de clima organizacional
A pesquisas de clima servem como uma ferramenta objetiva e analítica para medir o nível de satisfação dos colaboradores e, então, descobrir o que pode ser melhorado.
Essa prática deve contar ainda com o monitoramento e o reforço de gestores e líderes que lidam diretamente com equipes e têm um olhar panorâmico para acrescentar informações importantes às pesquisas.
Oferecer flexibilidade
A melhoria do bem-estar e da produtividade também é obtida com a flexibilização do trabalho. Portanto, o home office e a jornada com horários flexíveis são duas práticas que devem ser adotadas visando ganhos no clima organizacional da empresa.
Essa prática aproxima o colaborador de uma relação mais saudável entre sua vida pessoal e profissional, além de reforçar seus resultados.
Reconhecer os colaboradores
Os funcionários não trabalham apenas para obter o benefício do salário, mas também, pelo reconhecimento de seus resultados – tanto pelos colegas quanto pelos líderes e gestores. E é esse reconhecimento que aumenta a motivação e o engajamento dos profissionais. Além disso, os famosos benefícios corporativos também traduzem essa valorização. “Também é recomendada a premiação de funcionários que desenvolvam comportamentos solidários, hábitos em prol do altruísmo e ajuda na busca pelos bons resultados”, afirma Alves.
Postar um comentário