Caminhar, nadar, andar de bicicleta ou jogar futebol. Cada pessoa tem um tipo de atividade física preferido, mas o fato é que toda modalidade tende a favorecer a saúde (inclusive mental) de quem está disposto a suar a camisa. Mas não é “só” isso: a lista de benefícios é extensa e tem influência até mesmo no desempenho do colaborador dentro das empresas.
De acordo com Alessandro de Freitas Gonçalves, profissional de educação física e ergonomista do trabalho, “normalmente, o trabalho está condicionado à realização de tarefas repetitivas por períodos prolongados e a uma elevada carga mental decorrente da concentração. A prática de exercícios físicos orientados vem, justamente, com o objetivo de compensar os impactos negativos decorrentes disso.”
Separamos, a seguir, algumas das principais vantagens da atividade física para a saúde do colaborador. Confira!
Melhora da confiança e autoestima
Uma das substâncias liberadas durante a prática da atividade física é a serotonina, um hormônio ligado ao prazer. Por isso, um dos efeitos quase que imediatos é a sensação de bem-estar, além do aumento da confiança e da autoestima. Ou seja, elementos que contribuem para uma melhor performance no trabalho.
Previne a diabetes
O Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos do mundo. São 12,5 milhões de pessoas afetadas, o que equivale a 7% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. A diabetes é uma doença gerada pelo aumento de glicemia no sangue, que pode ser provocado por uma disfunção do pâncreas ou por causa de outros fatores de risco, como o sedentarismo e a obesidade.
A prática regular da atividade física, portanto, é uma das melhores formas de prevenção desse problema crônico tão presente em nosso país.
Reduz a ansiedade
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais concentra ansiosos no mundo. O problema de ordem psíquica é responsável por afastar pessoas do trabalho, sendo um estopim para problemas como a depressão e a Síndrome de Burnout.
Contudo, a prática regular de exercícios físicos ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio considerado “do estresse”), que também está relacionado aos quadros de ansiedade.
Combate a depressão
Um dos mais famosos hormônios liberados durante a prática de exercícios físicos é a endorfina, substância capaz de gerar a sensação de prazer e regular o nosso humor, que também é considerada um “antídoto” contra a depressão que afeta mais de 12 milhões de pessoas no Brasil, segundo a OMS.
Como os exercícios físicos ajudam o colaborador diariamente?
“O exercício físico promove adaptações fisiológicas que permitem às pessoas um melhor desempenho de suas funções no trabalho. Como exemplo, é possível citar o ganho de força, a flexibilidade e o condicionamento aeróbio, que influenciam diretamente na performance profissional ”, afirma Gonçalves.
Confira, a seguir, outros benefícios da prática da atividade física para a saúde do colaborador no ambiente de trabalho:
- Estímulo do bem-estar em equipe;
- Aumento da produtividade;
- Aumento da resistência do colaborador para atividades que exijam força;
- Melhora da flexibilidade;
- Prevenção de lesões;
- Aumento da concentração;
- Auxílio na disposição;
- Aumento da resiliência;
- Redução do absenteísmo;
- Prevenção de acidentes de trabalho;
- Aumento do foco e da motivação.
Como as empresas podem estimular seus colaboradores a praticarem exercícios físicos?
Há uma série de iniciativas que as organizações podem adotar para estimular a prática regular de atividade física pelos funcionários. “São muitas as empresas que incentivam seus colaboradores a aderirem. No entanto, ainda há muito que avançar nesse campo”, analisa.
Dentre as práticas mais indicadas, estão oferecer benefícios corporativos que contemplem o incentivo à prática de exercícios físicos, seja por meio de descontos, acompanhamento de profissionais de Educação Física ou até mesmo pela disposição de bicicletários para estimular o uso de bike pelos profissionais, por exemplo.
Postar um comentário