Depois de um interminável janeiro, os quatro dias mais aguardados do ano vêm aí, e nós da Vidalink já estamos super ansiosos para botar o nosso bloco na rua! Carnaval é tempo de encher nossos corações de alegria e sorrir pra vida. Mas, além da folia, não podemos deixar a saúde e o bem-estar de lado, né?
Listamos aqui algumas dicas valiosas para você aplicar por aí nos próximos dias. Bora lá?
7 dicas para viver bem o Carnaval
Primeiro de tudo: o que te faz sorrir?
Antes de qualquer coisa, pare por alguns minutinhos e reflita: o que verdadeiramente te faz sentir bem? Maratonar de bloco em bloco, pular, dançar? Ou maratonar suas séries preferidas e aproveitar os dias de folga para descansar um pouquinho e colocar a cabeça no lugar?
Quando falamos em Carnaval, logo pensamos em uma multidão de pessoas fantasiadas nas ruas, curtindo um bloquinho embaixo de sol. Mas será que isso é sinônimo de felicidade pra todo mundo?
Reserve este momento para realizar coisas que realmente te fazem sorrir, seja se banhar de glitter e música alta, ou quem sabe praticar meditação quietinho em casa.
Passar em branco jamais
Mesmo se você for do time que prefere ficar em casa para relaxar, não deixe o Carnaval passar em branco. Essa é uma época do ano em que a maioria das pessoas está de folga e, por isso, pode ser uma boa hora para encontrar aqueles amigos especiais que você não vê faz tempo.
Apostar em programas mais caseiros, como uma festa à fantasia ou até mesmo um churrasco, pode ser uma ótima pedida no Carnaval. Aproveite esses momentos para arriscar aquela receita diferentona que você viu na internet, ou para preparar aquele drink que você tanto queria experimentar.
Prepare uma playlist bem animada, junte as pessoas que você mais ama e boa folia!
Não se esqueça do básico
É óbvio? É. Mas não custa lembrar! Se você é do time que vai curtir o Carnaval na rua, não se esqueça do básico: beber água, se alimentar corretamente, moderar nas bebidas alcoólicas e evitar a exposição excessiva ao sol. Se você já se preocupa com isso durante todos os outros dias do ano, por que iria deixar de se preocupar agora, não é mesmo?
Em sua maioria, as bebidas alcoólicas causam uma grande eliminação de líquidos. Esse fator, somado às altas temperaturas do verão, podem provocar uma desidratação. Assim, beber água com frequência vai te ajudar a manter o corpo hidratado e garantir o bom funcionamento do organismo. Ah, e fique atento também aos sinais da desidratação: boca e pele secas, tontura, urina reduzida ou mais escura que o habitual e fortes dores de cabeça.
Além disso, use e abuse do protetor solar – a não ser que você queira virar um pimentão e perder os outros dias de festa. Aplique o produto pelo menos 30 minutos antes de sair de casa e, depois, reaplique de 2 em 2 horas.
De olho no copo
Sabe aquela dica clássica: “não aceite nada de estranhos”? Então, no Carnaval ela é ainda mais valiosa. Infelizmente, nos últimos anos temos visto um aumento expressivo de notificações de casos de golpes conhecidos como “boa noite, Cinderela”. Por isso, fique atento e não aceite nada – principalmente bebidas! – de alguém que você não conheça e confie. Lembre-se: ninguém vem com etiqueta na testa sobre suas verdadeiras intenções. Por isso, todo cuidado é pouco e a desconfiança é sempre bem-vinda.
Além disso, vale tomar muito cuidado com o seu próprio copo e ficar atento ao que acontece ao seu redor. Há diversas drogas que podem ser colocadas na sua bebida para te deixar inconsciente, e os seus efeitos podem durar várias horas.
Não é não!
É claro que o tema “consentimento” é super importante e deve ser alvo de discussão durante todo o ano. Mas no Carnaval, o assunto ganha uma relevância ainda maior, especialmente se levarmos em conta o contexto brasileiro. De acordo com dados do IPEC, 45% das mulheres no Brasil já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público.
A dica aqui é comunicar seus limites com firmeza e deixar clara sua decisão. Muitas vezes, a passividade pode ser interpretada como permissão, mas não é. Embora nem sempre seja uma tarefa fácil, o melhor a se fazer é ser direta e firme com alguém que está te pressionando e incomodando. E lembre-se: qualquer tentativa de forçar o contato, como agarrar à força, puxar o braço ou os cabelos são formas de violência e assédio.
Ah, e não custa lembrar: quem presenciar ou for vítima de importunação sexual, pode denunciar através do número 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar), ou comunicar a Guarda Municipal da sua cidade.
Folia sem perrengue
A gente sabe que, em carnavais de rua, episódios de brigas não são tão raros. E um dos grandes pontos de atenção de todo folião é como não virar alvo dessas confusões. O primeiro passo é estar sempre em grupo (4 ou mais pessoas), já que alguém mal intencionado certamente vai ver os seus amigos e amigas como um grupo que não deve ser abordado.
Além disso, procure não responder a provocações que possam acontecer – mesmo se você estiver com a razão. Viu algum problema? Notou alguma discussão se formando? Junte os seus amigos, saia de perto e procure outro local para curtir.
E por falar em amigos, crie um grupo de WhatsApp com as pessoas que estarão com você. Marcar um ponto de referência para encontrá-los caso alguém se perca ou precise de ajuda também pode ser uma boa ideia.
Por fim, mas não menos importante, fique atento aos seus pertences. Aqui vale a regra “menos é mais”! Afinal, quanto menos coisas para se preocupar, melhor. Uma carteira de identidade velha, celular e uma quantia de dinheiro trocado podem bastar.
É hora da sua autoestima brilhar
Xô, autoestima baixa! Carnaval é tempo de festa, de alegria, de vestir nossas fantasias e aproveitar o melhor da vida. Mas, como nem tudo na vida são flores, muitas vezes podemos ficar encanados e preocupados em seguir um padrão de beleza que – quase nunca – corresponde à realidade. E essa cobrança excessiva por uma estética padronizada pode ter efeitos super negativos em nossa autoestima.
Que tal aproveitar a melhor época do ano para se permitir ser quem você é? Ao invés de se comparar com os outros, que tal focar na beleza da sua autenticidade? Neste Carnaval, coloque você no topo da sua lista de prioridades e faça a sua autoestima brilhar muito!
Gostou deste conteúdo? Então continue navegando em nosso blog e confira outras matérias especiais sobre saúde e bem-estar!
Postar um comentário