Será que você sabe o que é TAG? A ansiedade é um tipo de emoção que pode vir à tona em diversas situações ao longo da vida, tanto em momentos bons quanto em circunstâncias ruins. No entanto, quando ela é sentida em excesso e, consequentemente, faz mal à saúde, ela pode ser caracterizada como Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre esse tipo de transtorno de ansiedade, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto ao longo deste artigo:
- O que é TAG?
- Como o TAG ocorre?
- Quais são os principais sintomas do TAG?
- Como o Transtorno de Ansiedade Generalizada é diagnosticado?
- Como ajudar uma pessoa com TAG?
O que é TAG?
TAG, também conhecido como Transtorno de Ansiedade Generalizada, é um problema que envolve a tensão e a preocupação excessiva ao mesmo tempo, principalmente nas tarefas da rotina, tanto em casa quanto no trabalho. Geralmente, é um sentimento que acaba tomando proporções muito grandes em cima de situações pequenas.
Na visão de quem passa pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada, não existem problemas pequenos ou simples de serem resolvidos. Pelo contrário, todos os acontecimentos são grandes problemas, acarretando no aumento do estresse e baixa autoestima, podendo persistir por muitos meses.
👉 Leia mais: Por que fazer terapia ainda é um tabu?
Como o TAG ocorre?
Diferente da ansiedade comum, que se dá pela antecipação do futuro, a ansiedade generalizada está relacionada aos diferentes tipos de pensamentos que acontecem ao mesmo tempo.
Além disso, é quando uma pessoa não consegue enxergar o lado positivo das coisas e, a partir disso, os seus pensamentos fazem com que ela acredite que a sua vida é rodeada apenas de situações difíceis, focando apenas nas coisas ruins que acontecem ao longo da rotina, ou seja, tem dificuldade para focar em outras situações para viver com tranquilidade.
Embora a causa possa variar de uma pessoa para a outra, traumas ou vivências do passado podem estar relacionadas ao Transtorno de Ansiedade Generalizada. Sendo assim, é importante buscar a ajuda de um psicólogo para entender os principais gatilhos para o melhor tratamento.
👉 Leia mais: Síndrome de Burnout: entendendo e combatendo o Esgotamento Profissional
Quais são os principais sintomas do TAG?
Segundo a Pfizer, empresa farmacêutica multinacional, o Transtorno de Ansiedade Generalizada atinge pouco mais de 260 milhões de pessoas no mundo. Além disso, o seu principal sintoma é a preocupação excessiva, que, geralmente, impede a pessoa de seguir em frente, uma vez que ela não consegue focar ou encontrar soluções para o que está vivendo.
A empresa farmacêutica explica que o TAG pode estar acompanhado de outras doenças psiquiátricas, como, por exemplo, depressão, bipolaridade, entre outros. Portanto, dependendo de qual problema está relacionado a ansiedade e o nível de intensidade, os sintomas podem variar.
Mas, afinal, além da preocupação excessiva, quais são os outros sintomas do TAG? Os sinais podem surgir de duas maneiras: físicos e/ou neurológicos. Confira-os:
- Físicos: cansaço, sudorese, dores de cabeça (leve, moderada ou forte), palpitação, tensão muscular ou queimação no estômago;
- Neurológicos: falta de concentração, perda de memória, insônia, medos excessivos, irritabilidade, entre outros.
Como o Transtorno de Ansiedade Generalizada é diagnosticado?
Embora alguns sintomas sejam bem parecidos com a ansiedade comum, o Transtorno de Ansiedade Generalizada precisa ser diagnosticado com cautela, uma vez que os seus sintomas podem durar durante longos meses e, consequentemente, prejudicar o convívio com as pessoas à volta e até mesmo a rotina de trabalho.
Sendo assim, é importante procurar ajuda de um profissional da área da saúde. A partir dele, será considerado a vida da pessoa, bem como os sintomas sentidos. Depois dessa análise, o médico fará uma avaliação clínica.
Vale lembrar que o Transtorno de Ansiedade Generalizada por estar atrelada a outras doenças psiquiátricas, como, por exemplo, Síndrome de Pânico, fobia social, esquizofrenia, depressão, entre outros. Portanto, o diagnóstico precisa ser feito minuciosamente para promover qualidade de vida, combinado?
👉 Leia mais: Mitos e verdades sobre saúde mental
Como ajudar uma pessoa com TAG?
Seja amigo, familiar ou algum estranho, independente de quem seja a pessoa, é normal ficar preocupado quando alguém está passando por alguma crise de ansiedade. No entanto, muitas pessoas acabam ficando sem reação, visto que não sabem o que fazer para ajudar o outro.
Pensando nisso, nós separamos um checklist com algumas dicas para você ajudar:
- Deixe o otimismo de lado;
- Pergunte se ela quer falar sobre o ocorrido;
- Encoraje a pessoa a respirar;
- Esteja disposto a ouvir;
- Nunca critique uma pessoa com ansiedade;
- Tente distrair com assuntos descontraídos;
- Leve a pessoa para algum lugar arejado e tranquilo;
- Jamais ofereça remédios sem prescrição médica.
Mas atenção: acima de qualquer coisa, respeite a vontade da outra pessoa. Forçar qualquer ação pode piorar os sintomas. E o mais importante: busque sempre ajuda profissional para diagnóstico e tratamento.
Texto escrito por Luiz Fernando Moura, da TotalPass.
Postar um comentário