Você já ouviu falar em soft skills? Se você faz parte do time de RH da sua empresa, eu imagino que sim. Isso porque esse conjunto de habilidades tende a se tornar cada vez mais importante nos processos seletivos daqui pra frente. Esse termo diz respeito às habilidades relacionadas à personalidade de um profissional, diferente das habilidades técnicas, por exemplo. Ou seja, quando falamos de soft skills, falamos de competências comportamentais e emocionais que permitem maior adaptabilidade, colaboração e resiliência.
Neste artigo, vamos explorar de forma mais aprofundada o que são soft skills, a diferença entre soft skills e hard skills, e alguns exemplos de soft skills em alta no mercado. Além disso, abordaremos algumas formas de desenvolvê-las. Vamos lá?
O que são soft skills?
De uma maneira super resumida, as soft skills podem ser definidas como as habilidades emocionais de uma pessoa. São competências não técnicas que englobam aspectos como comunicação, empatia, inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico e flexibilidade. E nós sabemos que essas habilidades são essenciais para o bom desempenho no ambiente de trabalho, não é mesmo?
Vale lembrar que quando o tema é soft skills, qualquer pessoa pode ser especialista. Isso porque as soft skills são competências que criamos ao lidar com o mundo à nossa volta desde quando nascemos, e não apenas com a nossa experiência profissional.
Diferença entre soft skills e hard skills
Bom, agora que você já tem uma visão mais clara sobre o que são soft skills, vamos entender melhor a diferença delas para as chamadas hard skills.
De um modo geral, as hard skills são as habilidades técnicas específicas relacionadas a uma área de conhecimento. Elas são adquiridas por meio de treinamento e experiência específicas. Assim, as hard skills de um advogado com certeza serão diferentes das de um médico, que com certeza serão diferentes das de um publicitário, e assim por diante.
Enquanto as hard skills são facilmente mensuráveis e podem ser listadas em um currículo, as soft skills são mais subjetivas e exigem uma abordagem mais holística. Com isso em vista, dá pra entender porque as soft skills são tão valorizadas atualmente, né?
Exemplos de soft skills em alta no mercado
No mercado de trabalho atual, algumas soft skills têm se destacado e se tornaram essenciais para o sucesso no ambiente corporativo. É claro que não há uma regra, ou seja, existem aquelas que fogem completamente do nosso repertório. Mas de uma forma geral, podemos destacar como mais importantes:
- Inteligência emocional: Capacidade de reconhecer e gerenciar emoções, tanto as suas quanto as dos outros. Isso inclui o autocontrole, a empatia e a capacidade de lidar com conflitos de forma construtiva.
- Adaptabilidade: Capacidade de lidar com mudanças, se ajustar a novas situações e demonstrar flexibilidade diante de desafios.
- Habilidades de comunicação: Capacidade de se expressar de forma clara e eficaz, tanto verbalmente quanto por escrito. Inclui a habilidade de ouvir atentamente e transmitir informações de maneira precisa.
- Liderança: Capacidade de inspirar e influenciar os outros, motivando-os a alcançar objetivos comuns. Aqui entram as habilidades de delegação, tomada de decisão e capacidade de orientar e desenvolver equipes.
- Trabalho em equipe: Capacidade de colaborar e trabalhar bem em conjunto com outras pessoas, valorizando a diversidade e contribuindo para o alcance de metas coletivas (sem deixar de lado as metas individuais, é claro!).
Qual a importância de desenvolvê-las?
O desenvolvimento de soft skills é fundamental para melhorar as relações interpessoais dentro de uma equipe, aumentar a produtividade e lidar com desafios de forma eficaz. Vamos pensar nos exemplos que demos no tópico anterior. Uma pessoa que tem a capacidade de lidar melhor com mudanças e demonstra maior flexibilidade diante de contratempos, poderá contribuir para um ambiente de trabalho mais inovador e resiliente.
E as empresas estão de olho nisso! Tanto é que profissionais que possuem um conjunto equilibrado de habilidades comportamentais e técnicas têm saído na frente. Pense aí na sua empresa: você iria preferir contratar um profissional intransigente, inflexível e fechado a mudanças, ou alguém capaz de resolver problemas de forma criativa, inspirando e influenciando os outros?
Como desenvolver soft skills?
Ok, agora você já sabe o que são soft skills e já entendeu qual é a importância de desenvolvê-las. Mas como tirar essas ideias do papel?
Bom, a primeira coisa que vale destacar é que desenvolver soft skills é um processo contínuo de aprendizado e prática. Afinal, não dá pra melhorar as habilidades de comunicação, liderança e controle emocional de um dia para o outro, certo?Por isso, o primeiro passo é focar no autoconhecimento, identificar aquelas áreas que precisam ser aprimoradas e definir metas de desenvolvimento. Uma boa ideia aqui pode ser buscar feedbacks construtivos de colegas e da própria liderança, aproveitando a experiência de outras pessoas para aprimorar suas habilidades.
Além disso, atualmente existem uma série de workshops, cursos e programas de desenvolvimento pessoal que abordam diferentes soft skills. É o caso do Vidalink Up, o pilar de desenvolvimento de soft skills da Vidalink que oferece ao usuário diversas trilhas de conteúdo e recursos que impulsionarão seu crescimento de forma prática e eficiente.
Não se esqueça: o desenvolvimento de soft skills é um investimento em você mesmo e requer dedicação. Com o tempo e a prática constante, você vai perceber melhorias significativas em suas habilidades interpessoais, o que trará benefícios tanto para sua vida profissional quanto pessoal.
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