Se reter talentos e controlar a rotatividade de funcionários já eram desafios complexos, no pós-pandemia as empresas e RHs tiveram que transformar profundamente a sua cultura organizacional para se adaptar às necessidades impostas pelas novas modalidades de trabalho. E em um mercado tão competitivo e inovador como o de TI, controlar o turnover e engajar os colaboradores exige estratégias específicas que vão além do básico.
Conversamos com o Gerente de Recursos e Benefícios de uma grande multinacional do setor, Danilo Rodrigues, para entender de que forma a Vidalink tem ajudado a solucionar essas demandas neste momento tão decisivo. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse case de sucesso!
Por dentro dos desafios
“Nós somos uma multinacional de alta tecnologia e, atualmente, temos basicamente os mesmos desafios de todas as grandes empresas do setor: atrair, reter e engajar os melhores talentos, em um mercado muito agressivo e competitivo. A gente precisa fazer com que o profissional se sinta valorizado e queira continuar conosco”.
Para Danilo, o tema do bem-estar é uma tendência que veio para ficar, e as empresas que já se adiantaram a esse benefício vão sair na frente. Ele cita o setor tecnológico como exemplo, em que cargos e salários continuam sendo importantes, mas uma boa política de benefícios é essencial para atrair talentos e diminuir o turnover.
Danilo também enxerga que o esgotamento pandêmico afetou muito a saúde emocional dos seus colaboradores, e aponta o papel importante da Vidalink neste momento. “Por ser da área da tecnologia, temos uma predominância de profissionais técnicos, que muitas vezes são metrificados e avaliados por hora produtiva em cada projeto. Ou seja, existe uma expectativa para que esses profissionais entreguem resultados eficientes e ágeis diariamente. Por outro lado, temos a pandemia, que sem sombra de dúvidas afetou a saúde e a qualidade de vida de todos os colaboradores. E é aí que a Vidalink entra: apoiando nossas pessoas em todas as dimensões de bem-estar e em todos os momentos”.
O que motivou a empresa a optar pela Vidalink?
Saúde e bem-estar não são temas novos na empresa de Danilo. Internamente, eles já possuíam uma cultura forte de cuidado com os colaboradores, com uma área global de well being para tratar só sobre esse assunto. Mas, de acordo com o profissional, a empresa buscou as soluções da Vidalink para ir além do convencional e realmente transformar a experiência de bem-estar de suas pessoas.
“Se a gente for parar pra pensar, o que é um plano de saúde? É a proteção contra o risco de despesas médicas. Só que o plano de saúde convencional não cobre despesas com remédios, por exemplo. E a Vidalink nos ajuda muito nessa parte, complementando o benefício do plano de saúde com auxílio para a compra de medicamentos”.
Hoje, todos os colaboradores da empresa contam com 90% de auxílio para a compra de medicamentos, e seus dependentes contam com 50% de auxílio. E esses são apenas alguns dos benefícios do pilar Vidalink Med, que ainda oferece trilhas digitais de cuidados para doenças crônicas, lembretes de recompra de medicamentos, mapa com as farmácias mais próximas, entre outras funcionalidades. “É claro que a gente nunca espera ficar doente, mas quem tem o benefício Vidalink sabe que terá um auxílio importante neste momento”, complementa.
Não é só sobre remediar
A Vidalink entende que bem-estar é estar bem em todos os sentidos. Pensando nisso, todos os nossos Pilares de Bem-Estar foram desenvolvidos a partir de uma visão integral das necessidades de cada pessoa. Entendemos que promover saúde física e mental envolve oferecer uma rotina de cuidados que possam não apenas remediar, mas também prevenir doenças.
Assim, o Plano de Bem-Estar que oferecemos para a empresa do Danilo conta com acesso a plataforma de terapia online, acesso a plataforma de atividades físicas com mais de 1.200 videoaulas, plano alimentar personalizado, conteúdos para o desenvolvimento de soft skills e crescimento profissional, entre outras funcionalidades. Uma verdadeira solução completa que contempla todas as dimensões da jornada de bem-estar de cada colaborador.
E quem guia as pessoas durante essa jornada é a Vida, nossa assistente virtual. A partir da interação com o usuário no app, ela apresenta nossos diferentes Pilares e oferece conteúdos personalizados para cada momento, de acordo com os objetivos individuais de cada um. Isso porque sabemos que não basta apenas oferecer o benefício, é preciso reforçar a importância do autocuidado constantemente e estimular o engajamento dos colaboradores.
E por falar nisso, também promovemos diversas ações em eventos internos da empresa para que todos os colaboradores tenham conhecimento tanto sobre os benefícios, quanto sobre a melhor forma de ativá-los. É o que aconteceu em setembro deste ano, como conta Danilo. “Depois da ação de relançamento que vocês fizeram aqui na empresa, por exemplo, eu ouço muito mais os colaboradores comentando sobre Vidalink, eu vejo que a utilização melhorou muito, as pessoas começaram a aprender a usar da melhor maneira”.
Bem-estar para pessoas, resultados para o RH
“As pessoas não querem – e não vão – mais aceitar trabalhar sem a flexibilidade, sem uma rede de apoio, e sem os benefícios de bem-estar oferecidos pelo empregador. E é aí que entra a Vidalink, apoiando a nossa empresa em todas as dimensões de bem-estar”, comenta Danilo.
A Vidalink é uma empresa criada com a missão de levar mais bem-estar para as pessoas e facilitar a vida de RHs. Descomplicamos a gestão de saúde nas empresas para que os profissionais possam tomar boas decisões e poder focar naquilo que realmente importa.
Depois de mais de 2 anos de parceria com a empresa do Danilo, não só os colaboradores puderam se beneficiar de um plano de bem-estar completo, como também os RHs conseguiram estabelecer e solidificar uma cultura de cuidado, além de controlar seus índices de turnover e otimizar resultados.
“Eu estou muito seguro em dizer que nós RHs nos beneficiamos diretamente dessa parceria, com profissionais mais engajados no dia a dia, motivados, e com certeza mais seguros de que possuem um apoio importante por parte da empresa”.
Postar um comentário